aria-laber | Logotipo Guia Dos Patinetes Desktop

5 Melhores Patinetes Elétricos De 2024 Guia Definitivo

Classificamos os modelos de patinete elétrico quanto as características relacionadas a bateria, capacidade máxima, autonomia, potência e recursos adicionais.

Melhores Patinetes Elétricos
NOSSA RECOMENDAÇÃO
Patinete Foston S09 Pro 2021 10.400mAh C/ Aplicativo
NOSSA RECOMENDAÇÃO
Patinete Foston S09 Pro 2021 10.400mAh C/ Aplicativo
GUIA DE CONTEÚDO

Criamos esse guia completo e atualizado para você finalmente conhecer qual é o melhor patinete elétrico.

1. Foston S09 Pro

O Foston S09 Pro é um modelo de patinete elétrico tradicional e dobrável que pesa apenas 12Kg. Conta com uma construção em alumínio e possui uma pintura eletrostática preta com detalhes em vermelho que trazem um design muito interessante.

Conta com pneus de 8,5 polegadas, ideal para uma viagem tranquila. Oferecendo ainda segurança e conforto na pilotagem até mesmo nos terrenos mais desafiadores.

Possui uma bateria de 10400 mAh que garante uma autonomia de até 35km e uma velocidade máxima de 25km/h. 

O Foston S09 Pro é perfeito para as viagens diárias até o trabalho ou escola e certamente é um excelente meio de transporte.

O patinete conta com freio a disco na roda traseira acionado diretamente no guidão, garantindo uma frenagem precisa e segura em diversos terrenos. Além disso, ele ainda conta com uma lanterna refletiva na traseira para indicar a frenagem.

O Foston S09 Pro possui um carregamento rápido de bateria, onde em apenas 3 horas é possível carregar o patinete de 0 até 100% ideal para você que não pode ficar sem bateria.

Ele acompanha display digital embutido em sua estrutura que apresenta a carga da bateria e também a velocidade do patinete. Possui ainda um peso máximo suportado de 120Kg.

Quando fechado, o Foston S09 Pro possui como dimensões 109cm de largura, 49cm de altura e 15cm de profundidade. Por ser um modelo compacto, ele pode ser transportado e armazenado facilmente.

A potência do patinete é de 500w e ele conta com 3 modos de pilotagem pré-definidos, sendo eles o ECO (10km/h), Drive (20km/h) e o Sport (25km/h), que podem ser alternados durante a viagem facilitando a vida do piloto.

O patinete conta ainda com proteção IP54 que protege seus componentes internos contra a poeira e projeções de água.

Prós

Contras

2. Xiaomi Mi Electric Scooter 3

O patinete elétrico Xiaomi Mi Electric Scooter 3 é um modelo tradicional sendo a terceira geração da marca chinesa.

A Xiaomi já possui uma fama no mercado de tecnologia através de seus smartphones e outros gadgets trazendo toda a sua expertise para os patinetes da marca.

Com apenas 13,2 Kg e dimensões de 114cm de comprimento, 51cm de altura e 14cm de largura, o patinete é bastante compacto, e pode ser transportado e guardado facilmente.

O Xiaomi Electric Scooter 3 conta ainda com pneus de 8,5 polegadas que garantem viagens seguras e confortáveis em praticamente todos os terrenos. Possui ainda freio a disco na roda traseira aumentando ainda mais a segurança ao pilotar.

O patinete possui bateria integrada em sua base que oferece uma potência nominal de 300 watts e uma velocidade máxima de 25km/h. O carregamento completo fica na casa das 6 horas e sua autonomia é de até 30Km.

Com o display integrado em LCD é possível conferir informações como a carga da bateria, velocidade e também distância percorrida. Ele possui um aplicativo dedicado onde é possível conferir informações direto na tela do seu smartphone através do bluetooth.

Ele apresenta painéis refletivos na parte frontal, traseira e também nas laterais, aumentando a segurança durante a noite. A sua construção é reforçada com a proteção IP54 que protege as partes internas contra água e poeira.

O Xiaomi Electric Scooter 3 apresenta proteção contra curto-circuitos, descarga excessiva, baixa tensão, superaquecimento e sobrecarga. Desta maneira, não só a bateria do patinete é fortemente preservada como também a rede elétrica onde ele é recarregado.

Indicado para até 100Kg de carga máxima, o modelo possui uma boa autonomia e certamente pode ser um novo meio de transporte para viagens de curta e média duração.

Prós

Contras

3. Patinete Two Dogs 800W

O patinete elétrico Two Dogs 800W é um excelente modelo para viagens de média e longa distâncias. 

Nos últimos anos ele ganhou destaque no mercado nacional por conta do seu índice de satisfação dos consumidores.

Um dos pontos que chama a atenção imediatamente é o seu design elegante e moderno elaborado com cores sóbrias que transmitem uma aparência Premium diferenciada em relação aos demais modelos.

O patinete Two Dogs 800W é um modelo dobrável e compacto, isso significa que ele pode ser armazenado e transportado facilmente. 

No trabalho, você pode deixá-lo no canto da sua sala e ele não ocupará muito espaço, ou então, caso decida viajar, você pode acomodá-lo no bagageiro do carro.

A sua construção é feita com aço carbono, proporcionando robustez, segurança e estabilidade ao patinete durante a pilotagem.

A potência do motor é de 800W/36V possibilitando que ele chegue até 1.1CV. Ele ainda conta com um sistema de aceleração rápida e respostas mais precisas aos comandos. 

Essa potência consegue proporcionar uma velocidade máxima de até 30km/h.

O patinete elétrico conta com 3 bateria de chumbo ácido com 12V e 12A, garantindo autonomia de até 30km. Possibilitando que você consiga percorrer a maioria dos seus trajetos diários sem a necessidade de realizar o recarregamento da bateria.

O tempo estimado para recarregar completamente o patinete fica entre 6 e 8 horas.

Ele ainda conta com suspensão dianteira e traseira para uma pilotagem mais tranquila, confortável e com menos impactos de irregularidades (ex: buracos e desníveis).

Pneus CST robustos de 4 polegadas oferecem maior aderência e estabilidade, podendo servir até mesmo como off road para trajetos mais desafiadores.

A capacidade máxima do Two Dogs 800W é de 120kg. Esse valor já inclui quaisquer tipos de bagagens e mochilas que você possa estar transportando junto consigo.

O sistema de ignição é protegido por 2 chaves codificadas, trazendo mais segurança para os momentos em que você precisar deixar o patinete elétrico estacionado.

Proteção IP51 garante certo nível de prevenção contra eventuais danos causados por poeira e respingos leves de água.

Prós

Contras

4. Urban X

O patinete elétrico Urban X é fabricado pela Atrio, sendo considerado como o modelo intermediário da marca. A Atrio é uma subsidiária da marca Multilaser como citado anteriormente que foi criada com o objetivo de fabricar patinetes elétricos.

O Urban X é um patinete no modelo tradicional dobrável, indicado para o uso urbano, como o próprio nome diz. Possui uma autonomia máxima de 28km, sendo indicado para viagens de curta e média duração.

Fabricado em alumínio ele conta com um peso total de 17Kg e dimensões de 115cm de comprimento, 53cm de altura e 16cm de largura. Pode ser considerado como um dos mais pesados no modelo tradicional, mas ainda assim é compacto o suficiente para ser transportado e guardado facilmente.

O patinete conta com uma bateria de 10000 mAh e oferece uma potência nominal de 350w. Possui uma velocidade máxima de até 25km/h, o que permite uma locomoção tranquila para distâncias maiores.

O Urban X conta com pneus de 8,5 polegadas sem câmara no sistema HoneyComb. Esses pneus possuem cavidades que melhoram a performance e não furam. 

Os pneus juntamente com a base antiderrapante garantem uma estabilidade extra permitindo uma viagem mais tranquila e segura.

Possui farol dianteiro em LED que traz uma segurança extra para o uso noturno. Conta ainda com um display integrado que informa a velocidade, carga da bateria e acionamento do farol.

Com uma capacidade máxima de até 120Kg, o patinete elétrico Urban X é ideal para o uso diário, pois oferece a potência necessária para transportar o piloto e também a sua bagagem.

Prós

Contras

5. Bwpa 120W

O Bwpa 120w é um patinete elétrico no modelo híbrido. Apesar dele ser um modelo com banco, este pode ser removido de modo que o patinete possa ser usado no modo tradicional. 

O patinete pode ser dobrado para facilitar o transporte.

Esse modelo também é chamado de e-scooter por se assemelhar a uma motocicleta elétrica de pequeno porte. Fabricado pela Importway ele possui apenas 10Kg e conta com dimensões de 70cm de comprimento com 18cm de largura e 29cm de altura.

O modelo é indicado para crianças e adultos de até 70Kg. As alturas do banco e do guidão podem ser ajustadas. 

O Bwpa 120w possui uma velocidade máxima de 12km/h, sendo indicado para o lazer ou viagens curtíssimas.

O patinete conta com bateria recarregável de 24V, potência nominal de 120w e possui uma autonomia de até 8Km. Conta com pneus maciços de 5,5 polegadas sem câmara que garantem uma pilotagem estável e segura, sem a preocupação com calibragem.

O Bwpa 120w tem a sua manopla de aceleração no guidão, bem como o seu freio, e ambos são de fácil acesso e manuseio. 

O modelo é fabricado em alumínio, ferro e aço carbono que trazem durabilidade extra.

O Bwpa 120w é um patinete elétrico leve, compacto e com banco para conforto extra, porém é um modelo mais indicado para crianças que irão utilizá-lo para o lazer ou viagens curtas de até 8km.

Prós

Contras

Aprenda como escolher o melhor patinete elétrico

Diferentes tipos de patinete elétrico vem ganhando destaque como meio de locomoção devido a sua praticidade, segurança, sustentabilidade e claro, economia.

Mas com tantos modelos no mercado é comum surgirem algumas dúvidas…

Agora, nós vamos conferir neste artigo do Guia Dos Patinetes, quais são os principais pontos que precisam ser considerados na hora de comprar o seu patinete elétrico.

Tradicional

O modelo tradicional também conhecido como patinete elétrico sem banco, é o estilo de construção convencional do patinete. Ele oferece algumas vantagens como menor peso e também pode ser dobrado, facilitando assim o transporte e o armazenamento.

Este modelo é o mais comum e tende a ser o preferido, pois oferece uma ótima relação custo benefício, bem como possui uma construção mais leve o que garante uma melhor autonomia da bateria.

O patinete tradicional é indicado para quem busca utilizá-lo para viagens mais curtas, pois em trajetos mais longos ele pode se tornar menos confortável que um modelo com banco.

Bancos e assentos

O modelo de patinete elétrico com assento é considerado mais elaborado, pois oferece maior conforto e segurança. A construção desse modelo se assemelha ao de uma scooter, sendo mais indicado para trajetos mais longos.

Devido a sua construção mais robusta ele tende a ser mais pesado que um patinete tradicional e pode dificultar na hora de guardá-lo, sendo que na maioria das vezes ele precisará ficar estacionado como uma moto.

Conforto

O conforto é um ponto extremamente importante que precisa ser levado em consideração…

Você pode estar buscando um modelo para viagens mais longas onde seja essencial que você consiga chegar ao destino da melhor maneira possível e por isso investir num patinete elétrico que apresente um nível superior de conforto pode valer a pena.

Caso esteja buscando o máximo de conforto, certamente você deve buscar um modelo com banco ou assento. Estes modelos são projetados para tornar a sua viagem a mais confortável possível.

Já os modelos tradicionais apesar de precisarem ser pilotados em pé, podem ser encontrado modelos que apresentem uma construção sólida com amortecedores e pneus mais largos.

Esses detalhes certamente irão trazer mais conforto para a sua viagem, ainda que seja no modelo tradicional.

Ajustabilidade

O patinete elétrico é um meio de transporte versátil e pode ser utilizado por qualquer pessoa. Por isso, na hora de escolher, você deve procurar por um que ofereça ajustabilidade, pois desta maneira você pode compartilhá-lo com amigos ou familiares.

Os modelos com maior ajustabilidade permitem que o guidão ou os assentos sejam ajustados para alturas diferentes. Desta maneira é possível que ele seja ajustado para qualquer pessoa.

Qualidade Tecnológica

A qualidade tecnológica irá impactar diretamente na sua experiência, pois ela será a responsável pela autonomia da bateria, bem como pelo tempo de carregamento por exemplo, dentre outros fatores.

Existem até mesmo patinetes elétricos que oferecem conectividade com o smartphone. Desta maneira você consegue verificar informações diretamente na tela do seu celular como por exemplo a carga da bateria e a velocidade média de suas viagens.

A prova d'água

A grande maioria dos patinetes elétricos já são 100% à prova d’água. Por conta das baterias, os fabricantes procuram sempre proteger os componentes internos do contato direto com a água, pois este contato além de danificar poderia causar acidentes decorrentes de algum curto-circuito.

No entanto, na hora de escolher o seu modelo, você deve verificar se a empresa realmente garante que o patinete é a prova d’água, bem como qual a certificação implementada.

Este é um cuidado importantíssimo, pois você não quer ser pego desprevenido durante uma chuva e descobrir que seu patinete elétrico não oferece uma proteção completa contra a água.

Dobrável e portátil

Uma das grandes vantagens do patinete elétrico dobrável é sua portabilidade que permite que ele seja um meio de transporte bastante versátil. Com os modelos dobráveis, por exemplo, você pode percorrer uma parte do seu caminho com o patinete e outro de ônibus ou metrô sem nenhum problema.

Já nos modelos maiores, como é o caso dos patinetes elétricos com assento, essa portabilidade fica bastante reduzida. Por isso, é fundamental avaliar como será o seu uso e se você precisará de um modelo que seja portátil.

Outro ponto importante que você deve levar em consideração caso esteja buscando por um patinete extremamente portátil é o peso total do produto. Normalmente os modelos dobráveis possuem um peso reduzido justamente para aumentar a sua portabilidade.

Desse modo você consegue carregar o seu patinete elétrico para qualquer lugar sem muitas dificuldades, além de auxiliar no quesito armazenamento pois você pode facilmente deixá-lo dobrado em algum lugar no seu trabalho, escola, faculdade ou escritório e também em sua casa.

Autonomia de bateria

Este quesito pode ser considerado como o mais importante na escolha do patinete elétrico e pode ainda ser bastante subjetivo. A autonomia da bateria deve ser minuciosamente analisada na hora de comprar o seu patinete.

Os melhores modelos possuem baterias de lítio com uma capacidade média entre 10.000 e 15.000 mAh.

A autonomia do patinete elétrico é medida normalmente em quilometragem e você deve ter um valor médio de quilômetros que você deseja percorrer em uma só viagem. Desta maneira você evita a surpresa de ficar sem bateria no meio do caminho.

Apesar da autonomia indicada pelas fabricantes serem bastante precisas, você deve ainda levar em consideração o tipo de percurso que você irá percorrer.

Trajetos muito acidentados ou com bastante inclinações, tendem a diminuir a autonomia máxima da bateria. Desta maneira você deve sempre calcular uma margem de erro caso vá utilizá-lo em muitas subidas, por exemplo

Tempo de recarga

O tempo de recarga é tão importante quanto a capacidade da bateria. O indicado é buscar modelos que possuem o chamado carregamento rápido, pois desta maneira você consegue alguns quilômetros extras de autonomia com apenas alguns minutos de tomada.

Caso precise realizar trajetos mais longos o tempo de recarga se torna ainda mais importante. Com o carregamento rápido você pode por exemplo utilizar o patinete elétrico para trabalhar e deixá-lo carregando durante o expediente no escritória para depois voltar para a casa com a bateria completa.

Se a autonomia da sua bateria for o suficiente para que você consiga utilizar o patinete elétrico por todo o seu dia, a velocidade de carregamento não irá interferir tanto no seu uso, pois você poderá deixar o aparelho carregando durante a noite.

O ideal é você buscar o melhor dos dois mundos, ou seja, busque por um modelo que ofereça boa autonomia de bateria juntamente com um carregamento rápido.

Peso suportado

Todo patinete elétrico possui um peso máximo suportado indicado diretamente pela empresa fabricante. Respeitar o peso suportado é importante para manter o bom funcionamento do aparelho.

O peso suportado indicado pelo fabricante é o valor máximo incluindo o peso da bagagem, ou seja você deve somar o peso do seu corpo com o dos objetos que deseja transportar.

Caso o peso máximo seja atingido o patinete pode apresentar sinais de mau funcionamento como perda de velocidade e comprometimento das peças. O recomendado é que o peso total fique cerca de 10Kg a 15Kg abaixo do valor máximo.

Ou seja, caso você pese 80Kg e carregue uma mochila de mais 10Kg por exemplo, o peso suportado de seu patinete elétrico deverá ser de no mínimo 100Kg. Deste modo você garante o bom funcionamento do equipamento sem nenhuma sobrecarga.

O peso máximo ainda está diretamente ligado a autonomia da bateria, pois quanto mais esforço o patinete precisar fazer para se locomover maior será a carga de energia que ele irá necessitar.

Pneus

Os pneus são os principais responsáveis por oferecer estabilidade para o patinete elétrico e podem variar de 5 até 10 polegadas. Quanto maior a largura do pneu maior a sua estabilidade e maior será o conforto na hora de pilotar.

Um ponto que deve ser levado em consideração são as condições dos trajetos que você pretende percorrer. A grande maioria dos pneus para patinetes elétricos são projetados para serem usados em vias pavimentadas e lisas.

Caminhos muito acidentados e até mesmo com buracos exigem pneus maiores e mais resistentes. Nesses casos, pneus de 9 e até mesmo 10 polegadas serão necessários para garantir a sua segurança.

Outro ponto que precisa ser observado são as características dos pneus, pois existem os modelos com e sem câmara. Os modelos sem câmara possuem a vantagem de não precisarem de calibragem, já os com câmara oferecem uma melhor estabilidade e maior vida útil.

Alguns patinetes elétricos oferecem os chamados pneus HoneyComb. Esse pneus sem câmaras possuem pequenos furos em formato de colmeia, os quais não precisam de calibragem e oferecem uma excelente estabilidade durante a pilotagem.

Existem ainda alguns modelos que permitem a troca dos pneus assim como nos carros. A troca dos pneus pode ser uma opção interessante caso vá utilizar o patinete em diversos tipos de terrenos, possibilitando a troca quando for necessário utilizá-lo em vias que ofereçam condições mais desafiadoras.

Potência

A potência medida em watts será a responsável direta pela velocidade que um patinete elétrico poderá alcançar, bem como pelo seu consumo de bateria. Você deve analisar se prefere um modelo mais veloz ou mais econômico.

Os patinetes elétricos para adultos mais recomendados para transporte são os classificados como intermediários, os quais a potência pode variar entre 350w e 500w. Esses patinetes oferecem uma boa velocidade média enquanto mantém o consumo equilibrado sendo perfeitos para viagens diárias.

Os modelos mais potentes variam entre 500w e 1000w e conseguem atingir velocidades de até 60km/h. 

Existem ainda os chamados modelos recreativos que possuem uma potência de 12w, mas não são recomendados para viagens longas.

Os patinetes elétricos recreativos (12w) são indicados para crianças, pois eles são normalmente utilizados apenas para diversão. Caso seu interesse seja em um meio de transporte você deve buscar por modelos com potências mais altas.

Velocidade máxima

A velocidade máxima de um patinete elétrico é definida pela sua potência, como citado anteriormente. Neste quesito você deve analisar qual a distância que pretende percorrer e em quanto tempo.

A grande maioria dos patinetes elétricos possuem velocidades que variam entre os 20km/h e 30km/h. Esses modelos são ideais para viagens de curta e média distância, mas podem ser considerados lentos para viagens maiores.

Se você pretende realizar viagens longas, acima dos 15km por exemplo, vale a pena investir em um patinete elétrico que ofereça uma velocidade máxima maior. Nesse caso você deve buscar por modelos com velocidade máxima entre 50km/h e 60km/h.

Recursos e funcionalidades adicionais

Alguns patinetes elétricos podem vir com recursos e funcionalidades adicionais que fazem toda a diferença na hora de pilotar. Para viagens de longa distância ou até mesmo para o uso noturno, alguns desses itens podem ser indispensáveis.

Vamos conferir alguns exemplos de recursos e funcionalidades adicionais que você pode encontrar em determinados modelos de patinetes elétricos.

Display Multifuncional

Normalmente os patinetes elétricos indicados para viagens maiores acompanham este item. O display é fundamental para que você consiga verificar a carga da bateria, autonomia restante, bem como a velocidade do patinete.

Vale a pena buscar por modelos que já acompanham este item, pois ele será de grande ajuda para as suas viagens.

Lanterna Traseira e Dianteira

Item indispensável para o uso do patinete à noite. Apesar de não ser obrigatório, as lanternas servirão para que você consiga trafegar com segurança entre outros veículos.

Luz de Seta

Assim como as lanternas a seta não é obrigatória para patinetes elétricos, mas podem ser essenciais caso vá dividir o trânsito com outros veículos. A luz de seta pode prevenir acidentes, aumentando assim a sua segurança.

Buzina

Outro item que não é obrigatório para patinetes, mas altamente desejável, visto que ela pode ser útil em situações de trânsito intenso.

Espelhos Retrovisores

Um item de segurança que pode ser bastante útil, principalmente em vias movimentadas.

Todos estes itens apesar de não serem obrigatórios certamente auxiliarão muito durante as suas viagens. Alguns inclusive são indispensáveis em determinadas situações e aumentarão a sua segurança enquanto trafega.

Rolar para cima