Os patinetes elétricos são veículos motorizados que chegaram ao Brasil com o objetivo de auxiliar a mobilidade nos grandes centros urbanos, proporcionando maior facilidade e agilidade nos transporte.
É uma maneira alternativa para locomover-se evitando o trânsito.
COMO SURGIU O PATINETE
A história desse veículo moderno é longa, começando primeiramente como brincadeira para as crianças há mais de 100 anos atrás, provavelmente no final do século XIX.
As primeiras versões dos patinetes eram feitas de madeiras, geralmente caixas de frutas com hastes, enquanto as rodas eram normalmente feitas de borracha. Dessa maneira, ele passou a ser utilizado como brinquedo para as crianças que divertiam-se nas ruas.
Rapidamente as fabricantes começaram a imaginar os inúmeros benefícios que um patinete elétrico para adulto poderia trazer para o dia a dia das pessoas, algo que iria muito além do entretenimento e impactaria diretamente a mobilidade urbana.
No início do século XX ele ganhou a sua primeira versão para adultos.
O PRIMEIRO PATINETE ELÉTRICO
A fabricante americana Autoped patenteou o primeiro patinete motorizado em 1916 que rapidamente tornou-se extremamente popular, sendo utilizado inclusive por personalidades distintas da época, como por exemplo a sufragista Florence Priscilla.
É importante destacar que o modelo clássico ainda continou fazendo muito sucesso entre as pessoas, mesmo após a chegada do modelo motorizado.
PATINETES ELÉTRICOS MAIS MODERNOS, LEVES E DOBRÁVEIS
Afim de continuar os avanços na área dos patinetes, Wim Ouboter conseguiu criar o primeiro Micro Scooter em 1990. Essa invenção era basicamente um modelo mais leve e dobrável.
Ele foi especialmente desenvolvido para facilitar o transporte das pessoas em pequenas distâncias.
Deixar os patinetes mais leves e compactos foi uma excelente ideia e que trouxe muitos desdobramentos positivos para a indústria.
O processo de fabricação passou a utilizar alumínio ao invés de madeira, enquanto as rodas mudaram de borracha para material sintético. Essas alterações na matéria prima deixaram os patinetes elétricos mais duráveis e resistentes.
Agora era possível carregar esse novos modelos mais leves e dobráveis em viagens.
Além disso, era possível guardá-los sem ocupar muito espaço, ou seja, você poderia locomover-se até o escritório, guardar o patinete elétrico em algum canto e depois retornar para casa.
O design ficou mais moderno e elegante, não demorou muito para eles chamarem ainda mais a atenção das pessoas.
Esse avanço na versatilidade dos patinetes elétricos contribuiu significamente para que eles fossem difundidos por todo o país e posteriormente por todo o mundo.
A Micro Mobility continua em atuação e hoje em dia fabrica mais de 50 opções de patinetes para todas as idades.
SISTEMA DE PATINETES ELÉTRICOS COMPARTILHADOS
Algumas empresas começaram a oferecer esses veículos em pontos estratégicos da cidade com grande circulação de pessoas através do sistema de compartilhamento via aplicativo.
Agora é possível alugar patinetes elétricos de maneira simples, fácil e rápida para locomover-se sem a necessidade de passar por todo o estresse gerado no trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos.
Tudo o que você precisava fazer é baixar e instalar o aplicativo criado pela empresa.
O principal objetivo desse sistema é facilitar o processo de locomoção em distâncias mais curtas. Isso também gerou impactos positivos nos níveis de qualidade de vida das pessoas.