Analisar a autonomia presente no modelo de patinete elétrico que você está interessado, é um dos principais pontos a serem verificados antes de realizar a sua compra.
Por isso, caso esteja pensando em adquirir o seu primeiro patinete elétrico ou então realizar uma substituição no modelo, confira com atenção essa característica.
Os patinetes conseguiram conquistar seu espaço primeiramente entre crianças e adolescentes no final dos anos 90 e não demorou muito para essa tendência evoluir e começarmos a ver os primeiros modelos elétricos voltados para auxiliar a mobilidade urbana.
Essa evolução no segmento dos patinetes deve-se muito às empresas de locação como FlipOn que não apenas divulgaram esse modal de transporte, como também estruturam um negócio de aluguel de patinetes elétricos de forma popular e acessível.
A partir daí os patinetes elétricos começaram a surgir nas principais capitais e começaram a conquistar entusiastas que desejavam não apenas alugar, mas, sim possuir o seu próprio patinete elétrico de acordo com as características e especificações técnicas que eles julgassem relevantes.
PATINETE ELÉTRICO CONSEGUE FAZER QUANTOS QUILÔMETROS?
A quantidade de quilômetros que o modelo consegue fazer depende de algumas características técnicas que atuam especificamente nesse propósito, como por exemplo a qualidade tecnológica da bateria e a autonomia do patinete elétrico.
Existem modelos consagrados no mercado que conseguem apresentar uma autonomia de 30km, 35km, 40km e assim sucessivamente, esses modelos são preferidos porque conseguem suprir a maior parte das necessidades diárias dos clientes, como por exemplo ir até ao trabalho ou a faculdade.
Modelos com menos autonomia geralmente são utilizados mais ocasionalmente e tendem a ser mais voltados para entretenimento, como por exemplo um passeio no parque.
Além disso, precisamos verificar também o peso total do modelo e a potência dos seus motores. Essas são algumas características que irão impactar no valor do patinete elétrico e por isso precisam ser bem pesquisadas.
Modelos dobráveis e patinetes de manobras profissional tendem a apresentar construção mais leve e motores mais fracos pois eles buscam garantir portabilidade e versaitalidade aos usuários durante as atividades do dia a dia.
Existem modelos internacionais que podem apresentar uma autonomia de até 80km, isso significa que numa carga completa da bateria, esse patinete elétrico conseguiria percorrer um trajeto de até 80km, desde que seja respeitado a capacidade máxima do modelo (peso total suportado).
Esses modelos de grande autonomia geralmente são muito mais caros do que os modelos tradicionais que estamos acostumados a ver por aí pois a tecnologia apresentada nas baterias, construção e no motor são muito mais avançadas.
A VELOCIDADE DO PATINETE ELÉTRICO
Assim como o potencial tecnológico da bateria mencionado anteriormente, podemos destacar a velocidade média do modelo como mais um fator a ser considerado em nossos cálculos de autonomia.
Podemos dizer que a média de velocidade para os principais patinetes elétricos do mercado fica em torno dos 30km/h, porém, com o passar do tempo novos modelos mais robustos e com novas tecnologias vão surgindo para possibilitar que alcancemos velocidades cada vez maiores.
É importante salientar que os patinetes elétricos são considerados como veículos motorizados de uso individual e por isso estão submetidos a determinadas leis e geralmente não podem ser pilotados nas faixas de trânsito (existem exceções regionais).
PATINETE ELÉTRICO MELHOR AUTONOMIA
Essa característica sem dúvidas é uma das mais importantes a serem analisadas na hora de escolher o seu patinete elétrico, porém, não podemos nos privar de verificar outros aspectos técnicos importantes, por isso, lembre-se que escolher o patinete elétrico com a melhor e maior autonomia, não significa necessariamente estar escolhendo o melhor patinete elétrico do mercado.
Pensando nisso, nós preparamos aqui no Guia dos Patinetes um Review completo com os 5 melhores patinetes elétricos e eu tenho certeza que essa lista pode fornecer um excelente direcionamento, não só na questão de autonomia, mas, também como uma visão geral de performance dos principais modelos… Leia mais nesta página.
Todos os patinetes elétricos mencionados em nosso Review apresentam uma excelente autonomia em combinação com as características técnicas necessárias para torná-los as melhores opções disponíveis no mercado atualmente.
CONCLUSÃO: PATINETE ELÉTRICO AUTONOMIA
A autonomia do patinete elétrico é a característica técnica responsável por informar quantos quilômetros você vai conseguir percorrer no seu trajeto utilizando a carga completa de bateria.
O cálculo de autonomia leva em consideração fatores específicos do modelo, como por exemplo, tecnologia da bateria, velocidade média, peso total da construção e potência do motor.
Apesar de ser um fator extremamente importante de ser analisado quando estamos buscando realizar a compra do nosso primeiro patinete elétrico ou uma eventual substituição de modelo para um novo mais moderno, é preciso compreender que esse não deve ser o único fator determinante para a sua escolha e que, na verdade, existe uma série de outros fatores tão importantes quanto a autonomia.