Muitas pessoas que moram em cidades com subidas e descidas, pensam que o patinete elétrico pode não ser uma opção viável…
Mas, será mesmo que ele não consegue subir ladeiras ou morros?
Esta pergunta é comum para quem está pensando em comprar o primeiro patinete elétrico, principalmente se na sua região existem muitas subidas íngremes que são complicadas até mesmo para caminhar.
A resposta para essa pergunta é… Depende!
Um patinete elétrico sobe ladeira e morro sim, desde que ele tenha um conjunto de características e especificações voltados para esse propósito. Por isso, é importante conferir as vantagens e desvantagens do patinete elétrico para garantir que ele seja adequado para os tipos de viagens e trajetos que você planeja fazer no seu dia a dia.
PRINCIPAIS PONTOS PARA ANALISAR ANTES DE COMPRAR
Vamos conferir os principais pontos que nossa equipe destacou para as pessoas que estão planejando utilizar o patinete elétrico para subir ladeiras ou morros em suas regiões.
Potência
A potência do patinete é um dos pontos principais que precisam ser verificados, visto que quanto mais forte for o motor, melhor ele será para trajetos complicados. O ideal é procurar por patinetes que ofereçam no mínimo 300W de potência, sendo que o recomendado é 500W. Dessa maneira, ele conseguirá tranquilamente enfrentar qualquer subida com uma velocidade aceitável.
Peso máximo suportado
Outro ponto que deve ser analisado é o peso máximo suportado pelo patinete, pois quanto maior ele for, melhor irá performar nas subidas. O ideal é que você busque por modelos que suportem pelo menos 15kg a mais que o seu peso corporal juntamente com a sua bagagem.
Autonomia de bateria
Por último, para garantir que o patinete elétrico consiga subir uma ladeira ou um morro, a bateria também é uma peça chave. O ideal é procurar por uma modelo com uma bateria de pelo menos 10.000 mAh.
Modelos que tenham uma boa autonomia de bateria são ideais para terrenos íngremes uma vez que a carga será suficiente para manter a velocidade do patinete constante durante as subidas.
MELHORES PATINETES ELÉTRICOS PARA SUBIDAS
Preparamos uma rápida seleção com alguns modelos de destaque e confiança que certamente conseguirão auxiliar você nos trajetos mais complicados.
Two Dogs 800W/36V
Caso seu interesse seja por um patinete que aguente subidas íngremes com tranquilidade, o modelo ideal para essa situação é o Two Dogs 800W/36V. Este patinete é no modelo com assento e possui potência e bateria de sobra para encarar qualquer terreno.
Certamente você será capaz de enfrentar praticamente qualquer ladeira ou morro, sem se preocupar com o desempenho. O patinete ainda oferece um conforto extra para as viagens mais longas, pois seu assento e sua construção são focados nesta característica.
Prós
- Design elegante e moderno
- Construção flexível em aço carbono
- Patinete dobrável com banco
- Capacidade máxima 120Kg
- Velocidade máxima de até 30km/h
- Autonomia de 30Km
- Potência de 800W
- Carregamento rápido entre 6 e 8 horas
- Display digital integrado de alta tecnologia
- Suspensão dianteira e traseira
- Pneus CST. Mais conforto em terrenos variados.
- Chave de ignição codificada
- Proteção IP51
Contras
- Peso total 50Kg
- Não possui retrovisor
Urban X
É um modelo que consegue cumprir os requisitos necessários para encarar subidas íngremes com tranquilidade.
A potência de 350W, bateria de 1.000 mAh e peso máximo de suportado de 120kg faz com que o patinete elétrico Urban X seja considerado uma excelente opção.
Prós
- Potência de 350W
- Bateria de lítio com 10.000 mAh
- Autonomia de 28Km
- Velocidade máxima de 25km/h
- Capacidade máxima de até 120Kg
- Pesa apenas 17Kg. Portátil.
- Dobrável
- Display digital integrado de alta tecnologia
- Pneus HoneyComb de 8,5 polegadas
- Faróis dianteiros
Contras
- Não possui luzes de seta
- Não possui retrovisor
Foston S09 Pro
Esse é um dos principais modelos da atualidade e já vem aparecendo em várias listas de destaques aqui no Guia dos Patinetes, apresentando milhares de comentários positivos e avaliações que beiram as cinco estrelas… Por isso, não podemos deixar de lado o nosso querido Foston S09 Pro.
A potência de 500W garante força o suficiente para encarar subidas íngremes em ladeiras e morros com tranquilidade.
Ele também conta com o peso máximo suportado de 120kg.
A bateria de 10.400 mAh fornece uma incrível autonomia de 35km e apresenta um sistema de carregamento rápido, fazendo com que o patinete saia de 0% a 100% em apenas 3 horas.
Uma combinação perfeita dos 3 requisitos necessários para utilizar patinetes elétricos em ladeiras ou morros.
O interessante desse modelo é que ele apresenta uma excelente relação custo benefício, sendo um modelo que consegue entregar muito valor por um preço baixo.
Prós
- Design moderno e elegante
- Leve, portátil e dobrável
- Autonomia de 35km
- Potência de 500W
- Carregamento rápido em até 3 horas
- Bateria de 10400 mAh
- Display integrado
- Velocidade máxima de 25km/h
- Capacidade máxima de 120kg
- Freio a disco
- Proteção IP54
- Pneus de 8,5 polegadas
Contras
- Falta de lanterna dianteira e seta
- Não acompanha retrovisor
CONCLUSÃO: PATINETE ELÉTRICO SOBE LADEIRA E MORRO
Escolher o patinete elétrico que consiga cumprir os requisitos de potência, peso máximo suportado e autonomia de bateria é o caminho para conseguir utilizar esse meio de transporte alternativo em trajetos com subidas em ladeiras e morros íngremes.
Uma curiosidade é que os 3 modelos indicados também estão presentes na nossa lista sobre os melhores patinetes elétricos, reforçando ainda mais o nível de qualidade dos modelos indicados nesse artigo.