O patinete elétrico vem se popularizando como um novo meio de transporte nos últimos anos, principalmente nos grandes centros urbanos.
Esta nova modalidade de locomoção apresenta diversas vantagens interessantes, como por exemplo, economia, mobilidade e sustentabilidade.
No entanto, esse novo modal de transporte também pode apresentar algumas desvantagens que precisam ser consideradas…
No artigo de hoje você irá entender um pouco mais sobre todas as vantagens e desvantagens do patinete elétrico, e poderá decidir se este será o seu novo meio de transporte urbano.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO PATINETE ELÉTRICO
Por ser um veículo moderno e tecnológico o patinete elétrico apresenta diversas vantagens que tem sido o principal motivo de sua popularização. Confira agora as principais.
Agilidade
Certamente uma das principais vantagens do patinete elétrico é a sua agilidade.
Eles são desenhados para serem extremamente ágeis e fáceis de pilotar, fazendo deles uma excelente opção para grandes centros urbanos.
O seu tamanho compacto permite que consiga transitar facilmente em vias mais apertadas, como calçadas e ciclovias, trazendo a vantagem de evitar o tráfego intenso das ruas e avenidas.
A maioria dos modelos de patinetes elétricos são equipados com um motor elétrico que fornece excelente aceleração e potência. As velocidades máximas variam entre 25 km/h e 50 km/h.
Economia
Os patinetes elétricos oferecem uma economia surpreendente quando comparados aos meios de transporte tradicionais como carros e motos, por exemplo, principalmente nos custos fixos diários.
Um patinete elétrico possui alta eficiência energética, o que significa que eles têm um custo baixo por viagem. A maioria dos patinetes elétricos oferecem autonomia de 20 a 30km com uma única carga.
A principal economia gerada é no fato do meio de transporte utilizar energia elétrica ao contrário dos combustíveis tradicionais como a gasolina ou o etanol. Dessa maneira, os custos com as suas viagens tendem a ficar muito menores.
Custo Benefício
Os patinetes elétricos proporcionam uma relação custo benefício excelente para os seus usuários, primeiro porque eles são relativamente baratos em comparação com outros meios de transporte, como carros, motos ou até mesmo bicicletas elétricas.
Outro ponto é que os patinetes elétricos oferecem economia extra devido ao fato de praticamente não precisarem de manutenção, quando bem cuidado o patinete pode durar anos sem precisar trocar nenhuma peça, e ainda assim o custo de um eventual reparo é infinitamente menor que o de um veículo tradicional.
Praticidade
Os patinetes elétricos são conhecidos por sua praticidade, especialmente em áreas urbanas. Eles são uma opção de transporte altamente conveniente que pode ajudar a economizar tempo e reduzir o estresse associado ao trânsito intenso.
Vale a pena destacar a sua portabilidade, principalmente nos modelos dobráveis que costumam ser mais compactos e leves, sendo assim fáceis de transportar e armazenar em espaços pequenos, como em apartamentos ou escritórios.
É possível desviar do trânsito através das ciclofaixas para acelerar o seu deslocamento. O patinete elétrico consegue proporcionar uma redução considerável no tempo gasto em trajetos.
Outra vantagem é o fato do patinete elétrico ser um meio de transporte intuitivo e fácil de ser utilizado, bastando basicamente ligá-lo, se equilibrar e já sair pilotando.
Segurança
Praticamente todo modelo de patinete elétrico é desenhado para oferecer a maior segurança possível aos seus usuários.
Os principais recursos de segurança, como freios a disco, luzes LED, buzina e pneus de qualidade, garantem uma viagem mais segura e estável.
Alguns modelos contam ainda com um sistema de controle de velocidade que limita a velocidade máxima para garantir a segurança do piloto.
Um característica bastante comum nos modelos mais recentes é a combinação de uma construção robusta, normalmente em aço carbono, com um sistema de suspensão que permite maior estabilidade em terrenos acidentados, aumentando assim o nível de segurança do patinete.
Meio Ambiente
Uma vantagem incrível do patinete elétrico é a sua contribuição para o meio ambiente, pois pode ser considerado como um meio de transporte sustentável.
Dentre as principais contribuições estão a redução da emissão de gases de efeito estufa, a redução da poluição sonora, o uso eficiente de energia e também a redução da dependência de combustíveis fósseis.
Todas estas vantagens fazem do patinete elétrico um veículo extremamente benéfico ao meio ambiente, que além de ser um meio de transporte alternativo econômico, ainda ajuda na preservação e melhora do planeta.
PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO PATINETE ELÉTRICO
Alguns pontos precisam de atenção quando falamos sobre patinetes elétricos, agora vamos conferir algumas desvantagens que podemos encontrar ao longo do caminho ao optarmos por esse modal de transporte.
As regras de trânsito podem ser confusas
Ainda há confusão em relação às permissões do código de trânsito para o uso de patinetes elétricos.
Algumas cidades criaram até mesmo as suas próprias regras para facilitar a locomoção, como Rio de Janeiro e São Paulo, que permitem a circulação em faixas de tráfego menos intenso e com velocidade limitada a 40 km/h.
No entanto, em cidades onde esta legislação específica ainda não foi criada, as regras do Código de Trânsito Brasileiro devem ser seguidas.
De acordo com o CTB o patinete elétrico não é permitido em faixas de trânsito, sendo restritos à circulação em calçadas e ciclofaixas.
Pode enfrentar dificuldades em trajetos acidentados e subidas íngremes
Caso a construção do patinete não seja pensada em trajetos irregulares, estes modelos podem apresentar dificuldade em vias muito acidentadas.
É o caso dos patinetes que não apresentam suspensões em ambas as rodas e pneus mais simples. Por isso, é comum as pessoas se perguntarem se os patinetes elétricos sobem ladeiras…
Caso o motor e a bateria do patinete não sejam potentes o suficiente, ele pode perder potência e velocidade, impossibilitando que consiga andar em subidas íngremes.
Isto pode ser um grande impeditivo para este meio de transporte em cidades com a geografia mais montanhosa.
Analisar diferentes especificações técnicas para escolher o modelo ideal
Existem diversos modelos disponíveis no mercado brasileiro e escolher o modelo ideal para o seu uso específico pode ser uma tarefa bastante complexa.
Acontece que você deve levar diversos fatores em consideração na hora de escolher o patinete elétrico ideal, como por exemplo a construção, a potência, a autonomia, os itens de segurança, dentre outros fatores que precisam estar de acordo com a sua realidade.
Um patinete elétrico com banco pode proporcionar mais conforto, enquanto os modelos com painel multimídia trazem mais praticidade e assim sucessivamente…
A boa notícia é que esta desvantagem não existe mais para você, pois aqui no site Guia Dos Patinetes, você tem todas as informações necessárias para escolher o melhor modelo para a sua necessidade específica.
CONCLUSÃO: PATINETE ELÉTRICO VANTAGENS E DESVANTAGENS
Os patinetes elétricos são uma opção de meio de transporte cada vez mais popular, especialmente em grandes cidades. Eles apresentam diversas vantagens em relação a outros veículos, como carros e motos.
Os patinetes elétricos são extremamente práticos e ágeis e são ainda uma opção econômica, tanto em termos financeiros quanto ambientais, já que produzem muito menos poluição do que os veículos tradicionais.
Cada vez mais e mais pessoas começam a pesquisa quanto é um patinete elétrico ideal para as suas atividades diárias e quanto essa mudança de veículo pode gerar de economia ao final do mês.
Mas, é importante lembrar que eles também apresentam algumas desvantagens, como a falta de infraestrutura adequada em algumas cidades e a legislação de trânsito que pode variar dependendo da sua localidade.
Por isso, vale a pena considerar com atenção as principais vantagens e desvantagens do patinete elétrico na hora de realizar a sua compra.